top of page

MEDOS E FOBIAS 

O medo é um mecanismo de defesa primário, se for funcional, este tipo de medo ajuda-nos a precaver situações difíceis para não sermos afetado e, dessa forma, 
preparamo-nos para o pior. Contudo, esse medo torna-se disfuncional quando este é desproporcional diante de atividades rotineiras.

O que é Fobia e o que é Medo ?

Acontece que o medo, muitas vezes, causa um tipo de transtorno de ansiedade que faz com que a exposição ao temido provoque crises de ansiedade e até momentos de pânico. A essa situação damos o nome de Fobia, que nada mais é do que um medo persistente e irracional a um determinado tipo de animal, local, situação e até mesmo objeto que represente pouco ou nenhum perigo.

Sinais a ter em atenção 

  • Medo ilógico de uma situação de pouco ou nenhum perigo real
  • Incapacidade de controlar o medo, mesmo achando que este é irracional e exagerado
  • Reações físicas e psicológicas 
  • Sudorese (transpiração)
  • Taquicardia (dificuldade para respirar) 
  • Sensação de pânico e ansiedade intensos
fobias e medos.jpg

COMO É QUE A HIPNOTERAPIA PODE TRATAR AS FOBIAS?
 

A Hipnoterapeuta utiliza técnicas para levar o paciente a um estado de relaxamento profundo deixando-o mais sugestionável e aberto a influências externas. A partir daí a Hipnoterapeuta sugestiona o paciente "voltar" até ao momento em que o medo foi registado pela primeira vez, e mostra-lhe que as suas reações não fazem sentido e são exageradas. É uma forma de reeducação, feita pelo sugestionamento num momento em que o paciente está com o seu estado de consciência alterado. Esta nova aprendizagem passará a fazer parte da vida do paciente, excluindo as reações exageradas a determinadas situações do quotidiano.
bottom of page